UM POUCO DE HISTÓRIA

Conhecida como Terra das Águas Quentes, no início do século XVIII, batizada por tropeiros e bandeirantes que, ao passar por essa região, aproveitavam para descansar de longas viagens. Um fato que chamava a atenção desses viajantes, eram as características diferenciadas da água, não encontradas em outras regiões.
No início do século XX, o maior admirador que destacou-se na história, foi o médico Dr. Francisco Antonio Tozzi, nascido em 18 de junho de 1870, em Benevento, na Itália, chegando ao Brasil juntamente com seu tio, Henrique Tozzi, a convite de um conterrâneo.
Em 1901, já vivendo em Serra Negra – município a 20 km de Águas de Lindóia – ficou surpreso com a cura de um eczema na perna do seu tio-padre, então pároco em Lindoya, pelas águas que jorravam num morro, próximo às Fazendas do Pelado. O local era chamado de “Águas Quentes”, pois as águas nasciam, e nascem até hoje, com propriedades radioativos e com temperatura superior a ambiente, na região onde se localiza hoje o Balneário Municipal.
Ao saber que as terras estavam em leilão, adquiriu-as e a partir daí iniciou a grande epopeia da história desta Estância Hidromineral conhecida no mundo todo pelo poder de cura de suas águas termais.
Em 1913, construiu seu pequeno consultório de pau-a-pique, e em 1914, sua família mudou-se para a pequena casa que construíra, dando sequência a construir tudo o que era necessário para a auto suficiência de uma estância de cura e repouso.
Em 1920, já havia um trabalho científico sobre as águas radioativas, realizado pelo grande médico cientista Dr. Celestino Bourroul. Mas a fama dessas águas ultrapassou as fronteiras brasileiras quando em 1928, o Dr. Tozzi, recebeu a visita da renomada cientista polonesa, radicada na frança, Madame Curie – Prêmio Nobel de Química – muito conhecida pelos seus trabalhos no campo da física radioativa, que, analisando e constatando o valor terapêutico dessas águas radioativas, torna-as conhecida na Europa, principalmente na França, por seus trabalhos publicados. Passam a ser numerosas as pesquisas científicas sobre essas águas e que são apresentadas em Congressos de Hidro-Climatologia em várias cidades brasileiras.
Em 1937, no auge da fama, aos 68 anos, morreu o grande batalhador Dr. Tozzi, e logo em 1938, Termas de Lindoya conseguia sua emancipação político-administrativa de Serra Negra, graças ao eminente político e médico Dr. Vicente Rizzo, genro do Dr. Tozzi.
Em 1946, o embaixador Macedo Soares, então governador do Estado, conhecendo a grande projeção dessa Estância, resolveu desapropriar as fontes e áreas de terras que as circundavam o entorno do balneário, evitando assim as grandes especulações que poderiam ocorrer.
Em 1954, iniciou a construção do novo balneário, terminando em 1959 e simultaneamente novo plano urbanístico começou a se concretizar com o surgimento de novas ruas asfaltadas, jardins e praças.
Hoje, Águas de Lindoia é conhecida como a Capital Termal do Brasil, com uma das maiores e melhores redes hoteleiras do país além de ser internacionalmente reconhecida pelas suas águas, como grande potencial de cura, pela hidroterapia e pelo turismo aplicado ao repouso e lazer.
Para mais informações sobre importantes fatos históricas de Águas de Lindoia, leia Guia Histórico de Águas de Lindoia, após laboriosa pesquisa do autor José Paulo de Campos e Silva, impresso pela Editora Átomo, www.atomoealinea.com.br, 1a. edição 2005.

Visite o site Museu Virtual Doutor Tozzi, e conheça a trajetória deste médico italiano que muito contribuiu para o desenvolvimento da cidade.

DADOS GEOGRÁFICOS

Característica da Cidade: Estância Hidromineral.
DDD: (19) | CEP: 13940-000 | Altitude: 945 m do nível do mar.
Latitude: 22° 28′ 35″ | Longitude: 46° 37′ 58″ | Longitude W.GR.: 03h05min28s | Pressão atmosférica média: 670 mmHg
Elevação principal, Morro Pelado: 1.316 m.
Clima: Tropical temperado | Temperatura média anual: 22°C.
População (2014): 20.000 habitantes.
Economia: Turismo, indústria de malhas, engarrafamento de água mineral, artesanato e doces caseiros.

Empresas de Ônibus que atendem São Paulo/Águas de Lindoia: Auto Viação Bragança, Tel: (19) 3824-1682, em São Paulo: (11) 6221-3694. Viação Rápido Serrano, Tel: (19) 3824-1128.

Site da Prefeitura www.aguasdelindoia.sp.gov.br
Site da Associação dos Hoteleiros www.aguasdelindoia.com.br

PONTOS TURÍSTICOS

PORTAL

portal de aguas de lindoia

PORTAL DE ÁGUAS DE LINDOIA
Construído na gestão do ex-Prefeito Geraldo Mantovani Filho, registrou-se um importante marco de sinalização urbana de Águas de Lindóia, na entrada do lado paulista.

CAPELA

capela nossa senhora das graças aguas de lindoia

CAPELA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS
Patrimônio histórico da cidade. Próxima ao balneário, construção iniciada em 1918. Sua torre foi erigida em 1927. Conhecida também como padroeira da cidade, tem seu dia comemorativo em 2 de julho, assim como também a fundação da cidade.

CAMINHO DAS GRAÇAS

caminho das graças aguas de lindoia

ESCADARIA DA CAPELA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS
Escadaria da Capela Nossa Senhora das Graças, caminho de acesso entre o Grande Hotel Glória e esta Capela. No local pode-se ter uma excelente vista da parte superior do Balneário Municipal.

ZEQUINHA DE ABREU

bosque zequinha de abreu aguas de lindoia

BOSQUE ZEQUINHA DE ABREU
Localizado na Praça Dr. Francisco Tozzi, em frente ao Balneário, bonita alameda totalmente arborizada, onde corre água de uma nascente do local, formando cachoeiras, em toda sua extensão, em suas escadas é utilizado para realização de feira de artesanato, malhas, artigos de couro, aos domingos.

MORRO DO CRUZEIRO

morro do cruzeiro aguas de lindoia

Também conhecido como Morro do Cristo é uma importante elevação com acesso via Balneário Municipal. Oferece uma excelente visão panorâmica de toda a cidade onde se pode também avistar cidades vizinhas. Local ideal para respirar ar puro, tirar fotos e filmar junto ao monumento do Cristo. Pode-se ir de carro ou tomar o trenzinho turístico com partida do centro da cidade, na Praça Adhemar de Barros.

PRAÇA ADHEMAR

praça adhemar de barros aguas de lindoia

PRAÇA ADHEMAR DE BARROS
Linda praça projetada por Burle Marx, grande área verde ideal para passeios a pé ou de charretes para adultos e crianças. Uma linda fonte luminosa e sonora decora a praça todas as noites, encantando a todos que passam, tornando o ambiente romântico e acolhedor. Durante o dia, fazendo um passeio ao redor do lago da praça pode-se apreciar a dança descontraída de patos, gansos e outras aves. Importante ponto de encontro e palco de muitos eventos.

CAVALINHO BRANCO

represa cavalinho branco aguas de lindoia

REPRESA CAVALINHO BRANCO
Seu nome sugere ter vindo de um antigo bar no local de mesmo nome. Represa a 1 Km do centro, circundada por uma pista de cooper, onde se pode alugar pedalinhos. Há um ponto de aluguel de cavalos.

MORRO PELADO

morro pelado aguas de lindoia

Importante elevação com altitude próxima de 1400 metros, do qual se pode avistar várias cidades vizinhas. Local para prática de voo livre.

ENGENHO DO BARREIRO

engenho do barreiro aguas de lindoia

Construção iniciada por escravos no final do século IXX, preserva antigo engenho e alambique. Sr. Ditinho relata a história de seus familiares com orgulho e simpatia. Visite e prove os sabores de suas canas.

IGREJA CRISTO REI

igreja cristo rei aguas de lindoia

Conhecida como Igreja da Matriz, localizada no centro da cidade. Arquitetura moderna com seus lindos vitrais, proporcionam iluminação natural durante o dia.

TURISMO RURAL

turismo rural aguas de lindoia

Serviço de Tour nas montanhas, oferecido por jeeps. Passa por várias fazenda e montanhas, atingindo divisas do município de Águas de Lindoia com Itapira, Lindoia, Socorro, Monte Sião e outros.

OUTROS LOCAIS PARA VISITA

  • Sítio Monte Alegre
  • Recanto dos Nefelibatas
  • Fazenda Morro Pelado
  • Sítio São Lucas
  • Cosméticos Dr. Tozzi
  • Mineradoras de água mineral

HISTÓRIA E INFORMAÇÕES SOBRE O BALNEÁRIO MUNICIPAL

Consultando dados históricos da cidade não há dúvidas de que Águas de Lindóia teve seu primeiro povoado assentado em torno de onde está instalado atualmente o Balneário – isso já do século 18 para o século 19. Após o falecimento do fundador da cidade Dr. Francisco Tozzi, foi construída a primeira versão do Balneário de Thermas de Lindoya com sua primeira arquitetura, atualmente não mais existente. A fim de evitar especulações, o prédio foi erguido em torno das principais fontes de águas radioativas existentes. O extraordinário poder terapêutico das águas lindoienses está comprovado por experiências científicas há mais de meio século. A qualidade antialérgica das águas é confirmada pela cura de inúmeras enfermidades. É notável sua ação antitôxica. Os médicos dizem que o índice de radônio e torônio que se encontram em constante emanação, têm conferido aos freqüentadores da Estância, excelentes resultados. Foi Lazzerini, especialista no estudo das propriedades das águas e suas aplicações que as águas que brotam na Estância possuem uma das maiores quantidades de oxigênio do mundo.

O Balneário foi projetado por Oswaldo Arthur Bratke, considerado um dos maiores arquitetos do século XX, com paisagismo de Roberto Burle Marx e com mosaico de Lívio Abramo, este, conceituado artista plástico, e com projeto de Galileu Emendabile.

Na data de 02/04/1969 foi despachado através da antiga Cervejaria Amazonas Ltda, do Rio de Janeiro, antigo Estado da Guanabara, Nota Fiscal 20218, contendo 100 litros de água mineral radioativa, com destino ao Cabo Kennedy nos Estado Unidos da América. Certamente nossas famosas águas foram utilizadas no tratamento dos astronautas americanos que pisaram na Lua pela primeira vez. De alguma forma, as águas de Águas de Lindóia contribuiram para ajudar que essa missão se realizasse.

SERVIÇOS TERMAIS:
Balneoterapia: Destinadas a balneação, as águas podem ser usadas na temperatura natural ou em temperaturas mais elevadas. O balneário conta com salas de banho de imersão abastecidas com águas medicinais que provêm diretamente das fontes, com temperatura aproximada de 28 graus Celcius, durante o banho, além da absorção cutânea, o usuário se beneficia com a absorção pulmonar da radioatividade. Pode ainda optar pelo banho de imersão com sais que, além do tratamento na pele, proporciona relaxamento, trazendo melhorias em todo o sistema circulatório.
Cura hidropínica:
A ingestão de água preferencialmente em jejum e em quantidades adequadas conforme as orientações médicas, é indicada para a calculose de vias urinárias e biliares, infecções crônicas de bexiga, eczemas em geral, hiperuricemia e como elemento desintoxicante alimentar e medicamentoso.
Banho de imersão:
Possui ação curativa importante nos eczemas em geral, é complementar no tratamento de rinite alérgica, traqueobronquite do fumante e asma. Tem ainda propriedade relaxante, antiestresse e auxiliar no controle de hipertensão arterial e recomendado para a pele. Duração de 20 minutos.
Banho de imersão com sais:
Além do tratamento na pele, proporciona relaxamento melhorando todo o sistema circulatório, dando leveza e bem estar ao organismo com 10 opções de aroma. Duração de 20 minutos.
Banho de imersão com espuma:
Possui ação estética, através da limpeza e desobstrução dos poros, proporciona bem estar ao organismo. Duração de 20 minutos.

FISIOTERAPIA:
Ducha escocesa:
Indicada no tratamento das astenias, da flacidez e ativação da circulação como relaxante e complemento dos banhos de banheira e sauna finlandesa. Duração de 5 minutos.
Banho de Stanger:
Único na América Latina, renova a força muscular, indicado no tratamento de artrite, artrose, gota, contratura muscular, alterações neurológicas de extremidades (formigamento). Duração de 20 minutos.
Sauna completa:
Indicada para a conservação da saúde tendo em vista o esgotamento causado pelo excesso de trabalho. Auxilia a limpeza e desintoxicação da pele, renova as energias, elimina o ácido úrico, gorduras e tecidos supérfluos. Inclui chinelo, toalhas e ducha escocesa. Tempo livre.
Hidromassagem:
Ativa a circulação sangüínea promovendo o relaxamento físico e tonificação muscular. Duração de 20 minutos.
Hidromassagem com sais:
Os sais (com dez aromas diferentes) ativam a circulação, aumentando a vitalidade celular e melhorando o funcionamento da pele. Duração de 20 minutos.
Massagem relaxante:
Relaxa os pontos de tensão, melhorando todo o sistema circulatório e auxiliando na eliminação de toxinas. Atenua dores musculares e promove beleza corporal, leveza e bem estar. Duração de 45 minutos.

BALNEÁRIO MUNICIPAL

aguas de lindoia balneario


TERMALISMO:
É o benefício das águas quentes medicinais. A cidade é considerada a Capital Termal do Brasil, sendo internacionalmente conhecida como um dos maiores centros hidroclimáticos do mundo. As propriedades medicinais de suas águas põem a Estância num lugar de destaque no campo da pesquisa e na busca da recuperação da saúde. Águas de Lindóia está situada num local aconchegante, cercada por montanhas, muito verde e localizada em um dos lençois de maior abundância de água mineral do mundo.
A água radioativa é utilizada para tratar enfisema pulmonar crônico, traqueobronquite, sinusite, através da inalação da própria águas.

PISCINAS:
Piscinas abastecidas com água mineral; lazer, prática de esportes, relaxamento e brozeamento, aproveitando a intensidade dos raios solares nas montanhas e o ar puro.

* Os serviços são cobrados.
* Os serviços poderão sofrer alterações sem prévio aviso.
Consulte o Balneário sobre a atualização dos serviços, seus dias e horários de atendimento: (19) 3824-1435 / 3824-3194 / 3824-6021
www.balnearioaguasdelindoia.com.br

Praça Dr. Francisco Tozzi, 1 – Águas de Lindoia – SP – CEP 13940-000.