Balneário municipal

Consultando dados históricos da cidade não há dúvidas de que Águas de Lindóia teve seu primeiro povoado assentado em torno de onde está instalado atualmente o Balneário – isso já do século 18 para o século 19. Após o falecimento do fundador da cidade Dr. Francisco Tozzi, foi construída a primeira versão do Balneário de Thermas de Lindoya com sua primeira arquitetura, atualmente não mais existente. A fim de evitar especulações, o prédio foi erguido em torno das principais fontes de águas radioativas existentes. O extraordinário poder terapêutico das águas lindoienses está comprovado por experiências científicas há mais de meio século. A qualidade antialérgica das águas é confirmada pela cura de inúmeras enfermidades. É notável sua ação antitôxica. Os médicos dizem que o índice de radônio e torônio que se encontram em constante emanação, têm conferido aos freqüentadores da Estância, excelentes resultados. Foi Lazzerini, especialista no estudo das propriedades das águas e suas aplicações que as águas que brotam na Estância possuem uma das maiores quantidades de oxigênio do mundo.

O Balneário foi projetado por Oswaldo Arthur Bratke, considerado um dos maiores arquitetos do século XX, com paisagismo de Roberto Burle Marx e com mosaico de Lívio Abramo, este, conceituado artista plástico, e com projeto de Galileu Emendabile.

Na data de 02/04/1969 foi despachado através da antiga Cervejaria Amazonas Ltda, do Rio de Janeiro, antigo Estado da Guanabara, Nota Fiscal 20218, contendo 100 litros de água mineral radioativa, com destino ao Cabo Kennedy nos Estado Unidos da América. Certamente nossas famosas águas foram utilizadas no tratamento dos astronautas americanos que pisaram na Lua pela primeira vez. De alguma forma, as águas de Águas de Lindóia contribuiram para ajudar que essa missão se realizasse.

SERVIÇOS TERMAIS:
Balneoterapia: Destinadas a balneação, as águas podem ser usadas na temperatura natural ou em temperaturas mais elevadas. O balneário conta com salas de banho de imersão abastecidas com águas medicinais que provêm diretamente das fontes, com temperatura aproximada de 28 graus Celcius, durante o banho, além da absorção cutânea, o usuário se beneficia com a absorção pulmonar da radioatividade. Pode ainda optar pelo banho de imersão com sais que, além do tratamento na pele, proporciona relaxamento, trazendo melhorias em todo o sistema circulatório.
Cura hidropínica:
A ingestão de água preferencialmente em jejum e em quantidades adequadas conforme as orientações médicas, é indicada para a calculose de vias urinárias e biliares, infecções crônicas de bexiga, eczemas em geral, hiperuricemia e como elemento desintoxicante alimentar e medicamentoso.
Banho de imersão:
Possui ação curativa importante nos eczemas em geral, é complementar no tratamento de rinite alérgica, traqueobronquite do fumante e asma. Tem ainda propriedade relaxante, antiestresse e auxiliar no controle de hipertensão arterial e recomendado para a pele. Duração de 20 minutos.
Banho de imersão com sais:
Além do tratamento na pele, proporciona relaxamento melhorando todo o sistema circulatório, dando leveza e bem estar ao organismo com 10 opções de aroma. Duração de 20 minutos.
Banho de imersão com espuma:
Possui ação estética, através da limpeza e desobstrução dos poros, proporciona bem estar ao organismo. Duração de 20 minutos.

FISIOTERAPIA:
Ducha escocesa:
Indicada no tratamento das astenias, da flacidez e ativação da circulação como relaxante e complemento dos banhos de banheira e sauna finlandesa. Duração de 5 minutos.
Banho de Stanger:
Único na América Latina, renova a força muscular, indicado no tratamento de artrite, artrose, gota, contratura muscular, alterações neurológicas de extremidades (formigamento). Duração de 20 minutos.
Sauna completa:
Indicada para a conservação da saúde tendo em vista o esgotamento causado pelo excesso de trabalho. Auxilia a limpeza e desintoxicação da pele, renova as energias, elimina o ácido úrico, gorduras e tecidos supérfluos. Inclui chinelo, toalhas e ducha escocesa. Tempo livre.
Hidromassagem:
Ativa a circulação sangüínea promovendo o relaxamento físico e tonificação muscular. Duração de 20 minutos.
Hidromassagem com sais:
Os sais (com dez aromas diferentes) ativam a circulação, aumentando a vitalidade celular e melhorando o funcionamento da pele. Duração de 20 minutos.
Massagem relaxante:
Relaxa os pontos de tensão, melhorando todo o sistema circulatório e auxiliando na eliminação de toxinas. Atenua dores musculares e promove beleza corporal, leveza e bem estar. Duração de 45 minutos.

balneário municipal de águas de lindoia foto interna

TERMALISMO:
É o benefício das águas quentes medicinais. A cidade é considerada a Capital Termal do Brasil, sendo internacionalmente conhecida como um dos maiores centros hidroclimáticos do mundo. As propriedades medicinais de suas águas põem a Estância num lugar de destaque no campo da pesquisa e na busca da recuperação da saúde. Águas de Lindóia está situada num local aconchegante, cercada por montanhas, muito verde e localizada em um dos lençois de maior abundância de água mineral do mundo.
A água radioativa é utilizada para tratar enfisema pulmonar crônico, traqueobronquite, sinusite, através da inalação da própria águas.

PISCINAS:
Piscinas abastecidas com água mineral; lazer, prática de esportes, relaxamento e brozeamento, aproveitando a intensidade dos raios solares nas montanhas e o ar puro.

* Os serviços são cobrados.
* Os serviços poderão sofrer alterações sem prévio aviso.
Consulte o Balneário sobre a atualização dos serviços, seus dias e horários de atendimento: (19) 3824-1435 / 3824-3194 / 3824-6021
www.balnearioaguasdelindoia.com.br

Praça Dr. Francisco Tozzi, 1 – Águas de Lindoia – SP – CEP 13940-000.