Corte de verba estadual do Projeto Guri, pode afetar também Águas de Lindoia

Corte de verba estadual do Projeto Guri, pode afetar também Águas de Lindoia


Projeto oferece cursos de música para crianças a partir de 6 anos até jovens de 18 anos. Secretário de Cultura de SP confirma corte de R$ 150 milhões na Pasta e impacto sobre os polos do projeto.

Projeto Guri que recebe verba da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo está sob risco de acabar, após anúncio de corte de cerca de R$ 150 milhões na verba da Pasta. Na região de Campinas, 11 cidades possuem o serviço, que oferece cursos de música para crianças e adolescentes no contraturno escolar.

Os municípios que possuem atendimento atualmente são: Águas de Lindoia, Campinas (duas unidades), Espírito Santo do Pinhal, Estiva Gerbi, Indaiatuba, Monte Mor, Pedreira, Santo Antônio de Posse, Santo Antônio do Jardim, Sumaré e Vinhedo.

Em todo o estado são, aproximadamente, 600 polos que atendem meninos e meninas entre 6 e 18 anos de idade. A Secretaria informou que professores do projeto receberam aviso prévio, mas, oficialmente, nenhum polo foi fechado ainda.

A Associação Amigos do Guri, responsável pela gestão das unidades no interior e no litoral, disse ao G1 neste sábado (30) que está tentando reverter essa situação, ainda em processo de negociação. A entidade confirma que alguns professores entraram em aviso prévio, mas não informou o número.

“A Amigos do Guri […] não obteve da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, nossa principal mantenedora, a confirmação de que iremos receber os recursos que seriam necessários à manutenção de atual rede de atendimento. Estudo preliminar indica a necessidade de um possível fechamento de polos na região, cujos funcionários entraram em aviso prévio ontem. O Projeto Guri segue em negociação com a Secretaria para reverter essa situação”, diz a nota.

Por G1 Campinas e Região

30/03/2019 19h28  Atualizado há 15 horas


https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2019/03/30/corte-de-verba-estadual-para-cultura-coloca-em-risco-projeto-guri-presente-em-11-cidades-da-regiao-de-campinas.ghtml

Governo de SP volta atrás e diz agora que vai manter Projeto Guri

Por Phelipe Guedes, SP1

01/04/2019 12h36  Atualizado há 20 horas

Estado havia anunciado corte de recursos e fechamento de unidades por falta de verbas. Agora, diz que não haverá demissões.

https://g1.globo.com/sp/noticia/2019/04/01/governo-de-sp-volta-atras-e-diz-agora-que-vai-manter-projeto-guri.ghtml?fbclid=IwAR2LRA9LsNnMV8zkKKhtB_Wk0ZKvnxJa55QsnVyr14lqDDWK-zFGj6-h8OA