Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra 2018, Águas de Lindoia, no feriado da Independência

Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra 2018, Águas de Lindoia, no feriado da Independência

Evento acontece nos dias 6, 7, 8 e 9 de setembro, de quinta-feira a domingo, na Praça Adhemar de Barros; tradicional festa traz muita comida de qualidade, aulas-show gratuitas e boa música
Águas de Lindoia, a “Capital Termal do Brasil”, recebe no feriado prolongado da Independência, de 6 a 9 de setembro, quinta-feira a domingo, o Festival Gastronômico Itinerante “Sabores da Terra”. O evento, sucesso de público por onde passa, retorna à estância hidromineral pelo segundo ano consecutivo para celebrar a oitava edição.
Reconhecida como uma das principais feiras do gênero do Estado de São Paulo, a festa leva à Praça Adhemar de Barros, o badalado cartão-postal da estância hidromineral do Circuito das Águas Paulista, suas características exclusivas e uma programação especial voltada para toda a família.
O público tem a chance de degustar pratos diversificados da culinária raiz, clássicos da gastronomia nacional e internacional, cervejas e chopes artesanais, além de conhecer e levar para casa produtos regionais da feira do produtor. Serão mais de 20 operações entre gastronomia e produtores. Aulas-show, com a participação de chefes renomados, shows musicais todos os dias e espaço kids para as crianças incrementam ainda mais o evento.
O “Sabores da Terra” tem início na quinta-feira (6), às 18h, com atrações previstas até às 22h. Na sexta-feira (7), feriado em que se comemora a Independência do Brasil, e no sábado (8), o festival acontece das 12h às 22h e, no domingo (9), das 11h às 16h.
A entrada é 1 quilo de alimento não perecível. O ingresso faz parte da proposta solidária que acompanha a marca desde a primeira edição e a arrecadação será revertida em prol do Fundo Social de Solidariedade de Águas de Lindoia.
———————–
Terceiro ano de sucesso
Criado em 2016 pela Elo Produções, o evento entra em seu terceiro ano de atividades pelo interior do Estado de São Paulo. Seis cidades já receberam o formato inovador do festival – Indaiatuba, Valinhos, Vinhedo, Jaguariúna, Holambra e Águas de Lindoia. Juntas, as festas realizadas nestes municípios reuniram 60 mil visitantes.
O festival se mantém fiel à filosofia de valorizar a gastronomia regional e promover a interação e o intercâmbio entre chefs, cozinheiros e produtores rurais. O resgate das memórias e da cultura das regiões por onde passa é um dos diferenciais do “Sabores da Terra”.
“Quem passar pelo evento vai saborear iguarias que só se encontram no interior. Nosso estado é tão rico, carregado de histórias e repleto de cozinheiras e cozinheiros de mão cheia. São receitas seculares que passam de geração para geração e podem se perder com o tempo, por isso queremos divulgar cada vez mais essa gastronomia de raiz, essa culinária caipira com seus ingredientes típicos e carregados de sabor”, conta Renata Tannuri Meneghetti, idealizadora do festival e proprietária da Elo Produções.
———————-
Horas e horas de sabores e diversão
A segunda passagem do Festival Gastronômico Itinerante “Sabores da Terra” por Águas de Lindoia conta com o apoio da Prefeitura Municipal e vai reunir na Praça Adhemar de Barros ao menos 20 expositores, que trazem uma infinidade de pratos, produtos e sabores.
Mais uma vez o público vai encontrar novidades gastronômicas, que fazem parte dos principais festivais do gênero realizados no País. É o caso do porco espalmado, assado por inteiro, da equipe do Apaixonados por Churrasco. A churrasqueira é acesa no início da madrugada e depois de horas de cozimento, o prato é servido por volta do meio-dia, após ser “pururucado” e fatiado em porções. O resultado é de dar água na boca.
A oitava edição do “Sabores” ainda traz como destaque o assador Fábio Barbosa e a equipe do Rancho do Maiado, todos filiados à Associação dos Churrasqueiros do Brasil. Fábio, da cidade vizinha Monte Sião (MG), vice-campeão na Competição Nacional de Churrasqueiros do Chile e campeão da 1ª Copa Sul-americana de Churrasco, em Campo Grande (MS), vai pilotar o braseiro de um “Varal de Carnes”, que reúne linguiça artesanal, costelinha suína e fraldinha bovina, além de churrasco vegetariano, com abóbora cabotiá, mandioquinha, batatas e abacaxi.
A Queima do Alho, tradição da culinária típica das comitivas de peões de boiadeiro, cujo cardápio é composto de arroz carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne seca e carne de chapa, também ficará sob o comando de Fábio. A comida é feita em fogão improvisado, bem próximo ao chão. Para fazer a “Queima”, que é uma das estrelas do “Sabores da Terra”, Fábio Barbosa contará com a ajuda da Comitiva do Rancho do Maiado.
———————
Chefs fazem aulas-show gratuitas
A presença de chefs renomados durante o Festival Gastronômico Itinerante “Sabores da Terra” já se transformou em tradição. Para a edição de Águas de Lindoia, a chef Mariana Helou, vencedora do Reality “Que Seja Doce”, do canal fechado GNT, fará uma aula de brigadeiro para os baixinhos na sexta-feira (7), feriado, às 14h30.
Graduada em Hotelaria, Mariana Helou foi a Londres, onde se formou Chef Pâtissier através da prestigiada escola francesa Le Cordon Bleu, além de especializar-se em decoração de bolos na Westminster College. A presença da chef no evento vai prestigiar e valorizar os talentos locais, já que Mariana é de Águas de Lindoia.
No dia seguinte, sábado (8), também às 14h30, é a vez do agrônomo Lucas Simão entrar em cena com uma aula de Charcutaria. Simão aprendeu a fazer linguiça há 10 anos em Bragança Paulista (SP), cidade que ficou famosa em todo o País pela iguaria, e se apaixonou pela arte.
Aprofundou-se no assunto com diversos cursos, inclusive no Sul do País. Nos “Pampas”, aprendeu as técnicas tradicionais dos imigrantes europeus sem o uso de conservantes e químicas. Atualmente cursando Gastronomia e filiado ao movimento Slow Food, uma das bandeiras levantadas pelo evento, Simão prega a valorização dos produtos locais e dos pequenos produtores.
A terceira aula-show da edição do “Sabores da Terra”, em Águas de Lindoia, será feita pelo chef Lucas Constantini, de Monte Sião (MG), no domingo (9), às 14h30. O profissional vai ensinar ao público que estiver na arena a receita de um bombom de damasco com morango, que chama “Amor ao Entardecer”.
Lucas Constantini é formado em Gastronomia pelo Senac de Águas de São Pedro, com pós-graduação em Gestão de Qualidade em Gastronomia. O chef se especializou em confeitaria. Participou de vários cursos na área e é campeão do reality “Que Seja Doce”, do GNT. Lucas Constantini ainda é medalha de bronze no Desafio “Hall da Fama”.
———————-
Shows agitam os 4 dias de evento
Para animar ainda mais a festa na Praça Adhemar de Barros, o Festival Gastronômico Itinerante “Sabores da Terra” traz shows especiais com artistas locais e da região.
A programação começa na quinta-feira (6), às 20h30, com a presença da dupla Adryan & Adriel, que faz sucesso na região do Circuito das Águas Paulista e já participou de inúmeros programas de televisão, como o “Caminhos da Roça”, da EPTV, afiliada da Rede Globo.
No feriado de 7 de setembro, sexta-feira, duas apresentações estão agendadas no parque gastronômico da praça principal de Águas de Lindoia. Às 12h30, sobe ao palco o Grupo de Viola Caipira Morena da Fronteira. A corporação é um dos destaques da cultura raiz no Estado e oferece ao público um repertório de sucessos sertanejos que marcaram época. Orquestras de viola, como a Morena da Fronteira, são presenças obrigatórias no festival que prestigia a cultura caipira.
Depois, às 21h, a banda D.I.Z no More faz um show acústico. Conhecida por abrir apresentações de grandes nomes da música na casa Red Eventos, em Jaguariúna, o grupo promete agitar a noite do feriado com clássicos do rock internacional.
Para o sábado (8), mais dois shows estão programados. O grupo Triloucura abre a programação às 12h30 com samba de roda da melhor qualidade. Ás 21h está de volta ao festival a consagrada banda The Brothers, que traz clássicos internacionais e que promete não deixar ninguém parado. A dupla Jonas e Diego fecha a grade musical no domingo (9), a partir das 12h30, com sucessos do universo do sertanejo universitário.
O Festival Itinerante “Sabores da Terra” volta a Águas de Lindoia graças a credibilidade alcançada junto aos patrocinadores, como a Castelo Alimentos, empresa parceira desde a primeira edição em 2016. O evento acaba de ganhar o apoio da Lindoia Premium, uma das referências do mercado de água mineral no Brasil e que será a água oficial do festival. Seu aquífero cristalino está localizado na Serra da Mantiqueira, região onde fica Águas de Lindoia. A empresa pretende acompanhar o evento nas demais cidades.
Para essa edição os hotéis oficiais do festival são: Hotel Vacance, Hotel Guarany e Hotel Fredy, todos apoiadores do evento e preparados para receber os turistas amantes da gastronomia.
——————
Serviço
8º Festival Gastronômico Itinerante “Sabores da Terra”
Local – Praça Adhemar de Barros, Centro, Águas de Lindoia-SP
Dias – 6 a 9 de julho, quinta-feira a domingo
——————
Horários:
Quinta-feira – 18h às 22h
Sexta-feira (feriado) e sábado – 12h às 22h
Domingo – 11h às 16h
Entrada – 1 quilo de alimento não perecível
Informações – www.festivalsaboresdaterra.com.br
Realização – Elo Produções
Co-realização – Wb Vinhedo
Apoio – Prefeitura Municipal de Águas de Lindoia e Secretaria de Turismo, Cultura e Lazer
Água Oficial – Lindoia Premium
————————
Patrocínio – Castelo Alimentos, Hebling, Hotel Guarany, Vacance Hotel e Hotel Fredy
————————
Shows:
Quinta-feira – 6/9
20h30 – Adryan & Adriel (Sertanejo)
————————
Sexta-feira – 7/9
12h30 – Grupo de Viola Caipira Morena da Fronteira (Sertanejo Raiz)
————————
21h – D.I.Z. no More Acústico (Rock Classic Nacional e Internacional)
Sábado – 8/9
12h30 – Grupo Triloucura (Samba e Pagode)
21h – The Brothers (Pop Rock Nacional e Internacional)
Domingo – 9/9
12h30 – Jonas e Diego (Sertanejo Universitário)
————————
Fonte: https://aguasdelindoia.sp.gov.br/noticia/1512/festival-gastronomico-itinerante-sabores-da-terra-volta-a-aguas-de-lindoia-no-feriado-da-independencia/